Eu sou!

Minha foto
Artista plástica e professora de arte e artesanato

Bem vindo!

Olá, sua visita é divina, venha sempre!

Loja no Elo7!

quinta-feira, 23 de julho de 2015

Pintura: Cores & Harmonia

Olá queridos!

No próximo sábado teremos um curso muito legal de pintura de MANDALAS em MDF e tela.

Por isso, lembrei de falar um pouquinho sobre um assunto que agrada todo mundo: cores!

Quando começamos a pintar - brincar com as cores - ficamos extasiados em descobrir a infinita gama de cores que existe no universo. E uma dúvida muito frequente é: como combinar cores de forma harmoniosa?

Como eu sempre ensino nos cursos e pelas Apostilas, fazer arte é um processo. Nesse processo, está envolvida uma série de passos...etapas pelas quais o artista passa percorrendo seu caminho criativo.

Existem infinitos passos; Alguns desses passos pedem pesquisa e estudos. Outros pedem afloramento da intuição, criatividade...e outros ( que são os meus favoritos! ) pedem EXPERIMENTAÇÃO.

Minha dica hoje é: CRIE UM OLHAR OBSERVADOR.

Temos a nossa volta uma infinidade de cores, vivemos em um mundo aonde a luz nos permite ver cores. Que tal treinar o olhar?

Observem o conjunto de cores de uma paisagem, por exemplo. Pode ser a paisagem da janela do seu quarto...árvores, ou talvez prédios, casas ou carros. Qual cor te atrai mais? Qual conjunto de cores vc acha que formou uma combinação harmoniosa?

Se vc observar minuciosamente, perceberá que existem vários "tons" da mesma cor, numa mesma paisagem, ou em um mesmo objeto! Tons são variações da mesma cor, indo do mais claro para o mais escuro. Olhe para uma árvore...observe. Todas as folhas são do mesmo tom de verde? Ou na mesma árvore vemos folhas verde mais claro, verde médio e verde mais escuro? Ahá! Vc percebeu que tem folhinhas amarelas também nessa árvore? e aquelas com veios marrons lá no fundo? Estamos indo bem!

Agora digite no google o nome do seu artista pintor preferido. Eu digitei Auguste Renoir.
Observe agora um quadro dele...que cores eles usou? o que combinou mais, na sua opinião? Qual a sua sensação? a pintura te dá uma sensação boa? estranha? fria? quente? Vá observando e fazendo anotações e associações com as cores.

Agora pegue um papel e lápis de cor. Pinte qualquer coisa, use as cores que vc observou e que gostou mais...elas combinaram?

Esse é apenas um exercício, mas temos infinitas possibilidades de estudo e pesquisa.

Aqui, uma dica de site para quem está começando os estudos do mundo das cores.
http://www.amopintar.com/harmonia-das-cores/

O site chama-se "Amo Pintar" e é de autoria de Magaly Gouveia.

Até a próxima dica!


Nenhum comentário:

Postar um comentário