Pular para o conteúdo principal

Pintura: Cores & Harmonia

Olá queridos!

No próximo sábado teremos um curso muito legal de pintura de MANDALAS em MDF e tela.

Por isso, lembrei de falar um pouquinho sobre um assunto que agrada todo mundo: cores!

Quando começamos a pintar - brincar com as cores - ficamos extasiados em descobrir a infinita gama de cores que existe no universo. E uma dúvida muito frequente é: como combinar cores de forma harmoniosa?

Como eu sempre ensino nos cursos e pelas Apostilas, fazer arte é um processo. Nesse processo, está envolvida uma série de passos...etapas pelas quais o artista passa percorrendo seu caminho criativo.

Existem infinitos passos; Alguns desses passos pedem pesquisa e estudos. Outros pedem afloramento da intuição, criatividade...e outros ( que são os meus favoritos! ) pedem EXPERIMENTAÇÃO.

Minha dica hoje é: CRIE UM OLHAR OBSERVADOR.

Temos a nossa volta uma infinidade de cores, vivemos em um mundo aonde a luz nos permite ver cores. Que tal treinar o olhar?

Observem o conjunto de cores de uma paisagem, por exemplo. Pode ser a paisagem da janela do seu quarto...árvores, ou talvez prédios, casas ou carros. Qual cor te atrai mais? Qual conjunto de cores vc acha que formou uma combinação harmoniosa?

Se vc observar minuciosamente, perceberá que existem vários "tons" da mesma cor, numa mesma paisagem, ou em um mesmo objeto! Tons são variações da mesma cor, indo do mais claro para o mais escuro. Olhe para uma árvore...observe. Todas as folhas são do mesmo tom de verde? Ou na mesma árvore vemos folhas verde mais claro, verde médio e verde mais escuro? Ahá! Vc percebeu que tem folhinhas amarelas também nessa árvore? e aquelas com veios marrons lá no fundo? Estamos indo bem!

Agora digite no google o nome do seu artista pintor preferido. Eu digitei Auguste Renoir.
Observe agora um quadro dele...que cores eles usou? o que combinou mais, na sua opinião? Qual a sua sensação? a pintura te dá uma sensação boa? estranha? fria? quente? Vá observando e fazendo anotações e associações com as cores.

Agora pegue um papel e lápis de cor. Pinte qualquer coisa, use as cores que vc observou e que gostou mais...elas combinaram?

Esse é apenas um exercício, mas temos infinitas possibilidades de estudo e pesquisa.

Aqui, uma dica de site para quem está começando os estudos do mundo das cores.
http://www.amopintar.com/harmonia-das-cores/

O site chama-se "Amo Pintar" e é de autoria de Magaly Gouveia.

Até a próxima dica!


Comentários

Top visitas

Caixa para presentes

 Passo a passo Caixa Quadrada para presente – 16x16cm Material: Papel Duplex, papelão ondulado, ou Kraft grosso ( gramatura 300 ou 400 ); Lápis ou lapiseira; Régua; Tesoura; Estilete; Cola branca; Clips; Passo a passo: O primeiro passo é medir e marcar com bastante precisão no papel, o tamanho da sua caixa; a marcação é feita pelo lado de dentro da caixa , ou seja, o avesso do papel; Neste exemplo, faremos uma caixa quadrada medindo 16X16cm, ideal para mandalas de 15 cm; CAIXA: Meça um quadrado de 21X21 cm, dividido como na FIGURA 1: 2,5cm / 16 cm / 2,5cm; recorte em volta; NOTA: A medida de 2,5 cm corresponde a altura da caixa ; a medida de 16 cm corresponde ao comprimento da caixa; Siga a legenda para os cortes e marcações: Legenda: - – - – - - ( em azul ) – recortar com tesoura ______ ( em vermelho ) - marcar levemente com o estilete FIGURA 1: CAIXA DICA: Para marcar com o estilete, utilize uma régua, para a marcação ficar bem precisa;

Jogo das 5 Marias

Lançamento do Atelie! O Jogo das 5 Marias é uma divertida brincadeira com saquinhos cheios de areia ou de arroz. É conhecido por diversos nomes diferentes, como: Jogo das pedrinhas ( pode-se jogar com pedras de rio ), Jogo dos saquinhos, Belisca, Bugalha, Aleija mão... Feito à mão, com algodão cru, cheio de areia peneirada e pintado à mão, um a um; Embalado em caixinha de papel decorada. Ideal para presentear ou surpreender nas lembrancinhas de aniversário! Consulte mais modelos, embalagens e preços especiais acima de 20 peças. A infância é um estado de espírito...APROVEITE e brinque o máximo que puder, nunca perca a criança que mora dentro de você!  

...mas afinal, o que são MANDALAS?

Queridos amigos do Universo! Como sempre, as inspirações vem a qualquer momento...tanto para criar, desenhar, pintar, ou escrever...então vou aproveitar essa! Muita gente me pergunta:  mas o que é mandala?  qual o seu significado?  existe uma simbologia?  é algo ligado a religião? para que serve uma mandala? criação:  Renata França E hoje, matutando, depois de cerca de 10 anos ( ou mais ) trabalhando com o tema "mandalas" em minhas pinturas, decidi que já estou apta a responder tudo isso!  Pra começar, partiremos do significado da palavra "mandala":  Mandala é uma palavra em sânscrito, e sua tradução é "círculo". Ahhhhh...só isso? que decepção! Mandala é só um círculo, então? Não, espera! Vamos chegar mais fundo? ( todos dizem em coro ) SIM!!!! ( Na verdade, as mandalas são um tema RIQUÍSSIMO, e é uma delícia explorá-lo! ) então, continuando...queremos saber: se a mandala é somente um círculo, por