Pular para o conteúdo principal

...mas afinal, o que são MANDALAS?


Queridos amigos do Universo!



Como sempre, as inspirações vem a qualquer momento...tanto para criar, desenhar, pintar, ou escrever...então vou aproveitar essa!

Muita gente me pergunta: 

mas o que é mandala? 
qual o seu significado? 
existe uma simbologia? 
é algo ligado a religião?
para que serve uma mandala?






criação: 
Renata França







E hoje, matutando, depois de cerca de 10 anos ( ou mais ) trabalhando com o tema "mandalas" em minhas pinturas, decidi que já estou apta a responder tudo isso! 

Pra começar, partiremos do significado da palavra "mandala": 
Mandala é uma palavra em sânscrito, e sua tradução é "círculo".

Ahhhhh...só isso? que decepção! Mandala é só um círculo, então?

Não, espera! Vamos chegar mais fundo? ( todos dizem em coro ) SIM!!!!

( Na verdade, as mandalas são um tema RIQUÍSSIMO, e é uma delícia explorá-lo! )

então, continuando...queremos saber: se a mandala é somente um círculo, porque tem tanta magia ao redor dela? Porque as pessoas ficam fascinadas com imagens de mandalas? porque ela é tão simbólica e tão carregada de crenças e histórias, em cada canto DO MUNDO TODO?

Justamente por isso! Por ter a forma CIRCULAR!!!

criação: Renata França

Para entender isso, vamos agora fazer uma viagem usando a nossa imaginação...pensem na imagem de uma célula...qual a forma dela?
Pensem agora em nossos olhos...pensem em um útero. Qual a sua forma?
Continuando nossa viagem, para além do nosso corpo: pensem em uma teia de aranha...em uma concha do mar...pensem agora em uma laranja, em uma maçã, e agora, em uma banana cortada ao meio. 
Vamos mais longe agora...que tal irmos ao espaço? pensem no Planeta Terra, no Sol, e na Lua. 
Agora vamos voltar...viajando pelo céu...
pensem numa gota d´água, num floco de neve...que forma eles tem?

Conseguiram perceber? A forma de tudo isso que observamos...é CIRCULAR! 
E o que isso quer dizer? 
Isso mostra que o UNIVERSO cria com círculos. Tudo na natureza tem a forma circular ou próxima do círculo. 

E falando em círculo...já pararam pra pensar que o círculo não tem cantos? não tem arestas? 

O círculo é a forma PERFEITA com a qual o universo cria. 

Ora, se somos parte da natureza e fomos criados pelo universo, nada mais natural do que sentirmos bem estar ao observar um círculo...e por isso que, a sensação que temos ao observarmos uma mandala é mais ou menos como: "que gostoso, estou em CASA!".

A forma circular nos é familiar! Ela está em tudo! Nós moramos em um círculo chamado Terra!

Então, mesmo que nosso olhar ainda não perceba com clareza e consciência, o círculo está completamente INSERIDO em nosso dia a dia, em nossa natureza, em nosso mundo. E por isso nós o RECONHECEMOS, mesmo que a nível subconsciente.

criação: Renata França

Agora, quando vocês olharem para uma mandala e sentirem aquela coisa boa, saberão porque! 

Claro que, por conta dessa sensação de bem estar, e de estar inserido no universo todo, o círculo é interpretado pelas religiões como algo SAGRADO. Então, no oriente, por exemplo, a mandala REALMENTE é uma forma sagrada, e está envolvida em algo muito mágico e lindo! Os orientais nos ensinam que, ao contemplarmos uma mandala, ou desenharmos uma mandala...acessamos nosso subconsciente, aonde mora a referência das formas circulares...e acessando nosso subconsciente, acessamos nosso eu verdadeiro, nossa essência divina...e assim, chegamos a DEUS. Então, podemos dizer que a mandala é religião? de uma certa maneira sim, pois religião é a "religação" com deus, que somos nós mesmos. É a auto descoberta, o auto conhecimento, o RECONHECIMENTO da nossa divindade, que é o que é verdadeiro em nós. A essência. 

Mas a mandala precisa ser sempre vista assim? Claro que não. As mandalas podem ser vistas também por sua beleza, sua perfeição, e seu colorido alegre; E podem ser usadas simplesmente para decorar os ambientes, mesmo sem nenhuma simbologia. 

Porém, mesmo somente decorando, a mandala tem um campo de força, que atua no ambiente, harmonizando e equilibrando sempre. 

Ok...mas tem uma coisinha...o Universo não cria somente com círculos...ele também usa números e cores...que também estão presentes nas mandalas que fazemos! E o que isso significa? que, em uma mandala, não somente a forma circular está afetando nossos sentidos, mas também os números ( divisões da circunferência usada para desenhar mandalas ) e as cores estão nos trazendo bem estar, por serem parte de nosso universo.

Então, partindo daí, entramos em mais um tema que envolve as queridas mandalas: sua simbologia numérica, cromática e consequentemente, terapêutica. E daí podemos viajar ainda mais, lembrando do significado de cada cor, da energia de cada número, e dos símbolos que podem aparecer nas mandalas, e muito, muito muito mais!!!!

criação: Renata França

Bom...eu avisei que o tema era rico, né? 

E fascinante também! Então, vamos aproveitar essa riqueza que o universo nos deu de presente! Vamos mandalar!!!!

Renata França





Comentários

Top visitas

Caixa para presentes

 Passo a passo Caixa Quadrada para presente – 16x16cm Material: Papel Duplex, papelão ondulado, ou Kraft grosso ( gramatura 300 ou 400 ); Lápis ou lapiseira; Régua; Tesoura; Estilete; Cola branca; Clips; Passo a passo: O primeiro passo é medir e marcar com bastante precisão no papel, o tamanho da sua caixa; a marcação é feita pelo lado de dentro da caixa , ou seja, o avesso do papel; Neste exemplo, faremos uma caixa quadrada medindo 16X16cm, ideal para mandalas de 15 cm; CAIXA: Meça um quadrado de 21X21 cm, dividido como na FIGURA 1: 2,5cm / 16 cm / 2,5cm; recorte em volta; NOTA: A medida de 2,5 cm corresponde a altura da caixa ; a medida de 16 cm corresponde ao comprimento da caixa; Siga a legenda para os cortes e marcações: Legenda: - – - – - - ( em azul ) – recortar com tesoura ______ ( em vermelho ) - marcar levemente com o estilete FIGURA 1: CAIXA DICA: Para marcar com o estilete, utilize uma régua, para a marcação ficar bem precisa;

Jogo das 5 Marias

Lançamento do Atelie! O Jogo das 5 Marias é uma divertida brincadeira com saquinhos cheios de areia ou de arroz. É conhecido por diversos nomes diferentes, como: Jogo das pedrinhas ( pode-se jogar com pedras de rio ), Jogo dos saquinhos, Belisca, Bugalha, Aleija mão... Feito à mão, com algodão cru, cheio de areia peneirada e pintado à mão, um a um; Embalado em caixinha de papel decorada. Ideal para presentear ou surpreender nas lembrancinhas de aniversário! Consulte mais modelos, embalagens e preços especiais acima de 20 peças. A infância é um estado de espírito...APROVEITE e brinque o máximo que puder, nunca perca a criança que mora dentro de você!