Pular para o conteúdo principal

Desenhando Mandalas


Desenhar Mandalas é uma atividade relaxante e divertida! Essa atividade melhora a concentração, a coordenação motora, a organização mental e ajuda a mente a relaxar, diminuindo a ansiedade e o stress.
Desenhar Mandalas é muito mais fácil do que imaginamos, pois nossa mente reconhece com facilidade a forma circular. O círculo está em tudo ao nosso redor, desde a forma do planeta em que vivemos, até a forma dos nossos olhos. Em toda a natureza, encontramos a forma circular: na teia da aranha, nas frutas e flores e nas conchas do mar. Na natureza humana, lembramos dos rituais feitos em círculo em volta da fogueira e das danças circulares.

Por ser tão presente em nossa vida, a forma circular nos é familiar e nos dá a sensação de estar em casa. Por isso, quando observamos uma Mandala, sentimos bem estar. E ao desenhar, acessamos o arquivo da mente aonde temos registradas todas essas referência circulares.

Vamos fazer Mandalas?

Para criar e desenhar a sua mandala, você vai precisar de :

*papel sulfite
*lápis ou lapiseira
*régua
*compasso
*borracha e lápis borracha
*apontador
*papel vegetal
*tesoura



PASSO A PASSO - criação e desenho da mandala

1º passo – definindo o centro do papel

1.  Dobre o papel sulfite no sentido diagonal para definir o centro da sua mandala, e retire a sobra de papel. Você obterá um quadrado.

2.  Dobre também no sentido horizontal e vertical, assim você encontrou o ponto central da sua mandala ; marque com o lápis o centro.

      3.  Siga as marcas das dobras e marque as divisões com o lápis, como se fossem “fatias de uma pizza”.   
       4. 
Defina o tamanho da sua mandala: O DIÂMETRO é a medida do círculo. A metade do diâmetro é o RAIO (desenho geométrico). Abra o compasso na medida do RAIO ( metade do tamanho da sua mandala ) e fixe a ponta seca do compasso no centro, traçando o círculo.

5.  Divida agora a partir do centro, em quantos círculos você desejar. Lembre-se que, quanto mais divisões você fizer, mais elaborado será o desenho da sua mandala, e mais elementos ela terá.

6.  Você pode obter um maior número de divisões, utilizando o compasso: para isso, defina um ponto de um dos lados, no espaço a ser dividido ( na fatia da pizza ); com a ponta seca, abra o compasso um pouco maior que a metade do espaço a ser dividido e trace uma marca. Conservando a mesma medida de abertura do compasso, marque o ponto oposto com a ponta seca e trace outra marca, cruzando a primeira.

 Você obterá o ponto exato do meio da “fatia”. Com a régua, marque esse ponto juntamente com o ponto central do papel, e risque: (desenho geométrico)

7.  Crie um elemento no centro. Esse elemento pode ser qualquer desenho...um sol, uma lua, uma estrela, uma flor, um coração...sinta o que você deseja e deixe fluir. A partir desse primeiro desenho, crie elementos organizando-os à volta do elemento central. Para isso você pode utilizar a régua e o compasso, ou desenhar à mão livre, unindo os pontos obtidos com as divisões e experimentando quantas formas você pode criar!

  
DICA! Se você quiser criar elementos mais elaborados, e quiser repeti-los na mandala, use a seguinte técnica:
Em um pedaço de papel vegetal, copie o elemento que você deseja. Do outro lado do papel, passe o lápis sobre as linhas. Assim você obterá um “molde” do elemento, e pode repassá-lo aonde e quantas vezes desejar.

8.   Quando você sentir que a sua mandala está pronta, utilize o lápis borracha para apagar as linhas que você não deseja no seu desenho, e aproveite para definir os traços finais, que permanecerão no desenho, reforçando-os com o lápis.


A MANDALA é um desenho INFINITO...podemos preencher uma área infinita, cada vez maior, expandindo, expandindo...essa é a magia que experimentamos ao desenhar uma mandala...
Com essa técnica, você pode criar infinitas possibilidades de mandalas!

Experimente também criar um desenho de mandala totalmente à mão livre, sem preocupar-se com tamanho, combinações e perfeição na simetria... a criação livre de mandalas é um ótimo exercício para soltar a imaginação, treinar a criatividade e também para relaxar e meditar. Exercita o hemisfério direito do cérebro, responsável pela criatividade e inteligência emocional.
Se desejar, pinte sua mandala livre com lápis de cor, ou giz de cera... deixe fluir as cores...não se preocupe com combinações perfeitas...
Depois, use a sua mandala para meditar: cole na parede, deixe ao lado da TV, ou na porta da geladeira... sempre que sentir necessidade de relaxar, observe sua mandala... comece dirigindo o olhar para o centro, observe durante alguns minutos, e vá expandido a visão, devagar, sentindo cada elemento...


Renata França

artista plástica

Mais dicas de como desenhar mandalas:
http://www.mandalasparatodos.com.ar/blog/como-crear-un-mandala-paso-a-paso/


Comentários

Top visitas

Caixa para presentes

 Passo a passo Caixa Quadrada para presente – 16x16cm Material: Papel Duplex, papelão ondulado, ou Kraft grosso ( gramatura 300 ou 400 ); Lápis ou lapiseira; Régua; Tesoura; Estilete; Cola branca; Clips; Passo a passo: O primeiro passo é medir e marcar com bastante precisão no papel, o tamanho da sua caixa; a marcação é feita pelo lado de dentro da caixa , ou seja, o avesso do papel; Neste exemplo, faremos uma caixa quadrada medindo 16X16cm, ideal para mandalas de 15 cm; CAIXA: Meça um quadrado de 21X21 cm, dividido como na FIGURA 1: 2,5cm / 16 cm / 2,5cm; recorte em volta; NOTA: A medida de 2,5 cm corresponde a altura da caixa ; a medida de 16 cm corresponde ao comprimento da caixa; Siga a legenda para os cortes e marcações: Legenda: - – - – - - ( em azul ) – recortar com tesoura ______ ( em vermelho ) - marcar levemente com o estilete FIGURA 1: CAIXA DICA: Para marcar com o estilete, utilize uma régua, para a marcação ficar bem precisa;

Jogo das 5 Marias

Lançamento do Atelie! O Jogo das 5 Marias é uma divertida brincadeira com saquinhos cheios de areia ou de arroz. É conhecido por diversos nomes diferentes, como: Jogo das pedrinhas ( pode-se jogar com pedras de rio ), Jogo dos saquinhos, Belisca, Bugalha, Aleija mão... Feito à mão, com algodão cru, cheio de areia peneirada e pintado à mão, um a um; Embalado em caixinha de papel decorada. Ideal para presentear ou surpreender nas lembrancinhas de aniversário! Consulte mais modelos, embalagens e preços especiais acima de 20 peças. A infância é um estado de espírito...APROVEITE e brinque o máximo que puder, nunca perca a criança que mora dentro de você!  

...mas afinal, o que são MANDALAS?

Queridos amigos do Universo! Como sempre, as inspirações vem a qualquer momento...tanto para criar, desenhar, pintar, ou escrever...então vou aproveitar essa! Muita gente me pergunta:  mas o que é mandala?  qual o seu significado?  existe uma simbologia?  é algo ligado a religião? para que serve uma mandala? criação:  Renata França E hoje, matutando, depois de cerca de 10 anos ( ou mais ) trabalhando com o tema "mandalas" em minhas pinturas, decidi que já estou apta a responder tudo isso!  Pra começar, partiremos do significado da palavra "mandala":  Mandala é uma palavra em sânscrito, e sua tradução é "círculo". Ahhhhh...só isso? que decepção! Mandala é só um círculo, então? Não, espera! Vamos chegar mais fundo? ( todos dizem em coro ) SIM!!!! ( Na verdade, as mandalas são um tema RIQUÍSSIMO, e é uma delícia explorá-lo! ) então, continuando...queremos saber: se a mandala é somente um círculo, por