Dicas de Material

*Polipropileno & PVC

Um dia, ganhei de presente uma camiseta. Ela veio numa embalagem super legal, transparente, parecia um plástico maleável…achei incrível a plasticidade daquele material ( será que eu curti mais a embalagem do que o presente? )

Eu já estava trabalhando com as mandalas em vidro, e decidi experimentar a mesma técnica sobre aquele material…fiquei super animada com o resultado! o material comportava perfeitamente a tinta verniz vitral, que é à base de solvente!
E o melhor de TUDO: Eu podia RECORTAR as mandalas, no formato que eu desejasse! No vidro, não temos essa opção…o que tornou aquele material mais valioso ainda para mim!
Fiquei empolgada e com muita vontade de inventar mais!

A minha sorte estava muito boa naquele dia: descobri no fundo da embalagem, o endereço da fábrica: StilloPack…foi quando descobri que aquele material tão gostoso de trabalhar se chamava POLIPROPILENO; Assim, comecei a comprar o poli diretamente da fábrica de embalagens, eram placas que estavam riscadas ou com defeito no silk, e que iriam ser recicladas. Pouco tempo depois, a StilloPack se mudou para fora de SP, e eu continuei minha pesquisa na internet; com a ajuda da minha amiga mandaleira Beth Peter, que também já estava se divertindo com o poli; Então, ela descobriu, aqui em SP, a plásticos CARONE, aonde compramos poli em placas.

Começamos a observar porém, que o poli só comportava a técnica do vitral, em mandalas pequenas, de até 12 cm; se tentássemos mandalas maiores ele envergava.
Maaaaaas, como esse mundo é realmente de possibilidades infinitas, a artista e amiga Raquel Duran, que queria fazer mandalas maiores, bem a seu estilo de mandaleira, descobriu e experimentou o PVC transparente. E foi um sucesso!
O PVC comporta mandalas de vários tamanhos, não enverga e também é fácil de recortar!

Então, aqui estão as dicas:

Aonde comprar as placas de polipropileno ( pp ) e de PVC:
( A espessura ideal é a 0,40 )

Em São Paulo:
Plásticos CARONE

Av. Rangel Pestana, 1512
Tel: 3313-4333
WWW.plasticoscarone.com.br
Chapas PP 040

Em Osasco:
Macedo Plásticos
Av. Analice Sakatauskas, 595
Jd Bela Vista - Osasco
tel: 3685 1717

***************************************************************************


As dicas para pintar no polipropileno ou PVC:

Use a mesma técnica da mandala em vitral, seguindo as mesmas etapas. Fixe o desenho na placa com clips, para facilitar. No polipropileno, o ideal é fazer mandalas até 12 cm, mo máximo; já no PVC vc pode fazer maiores, pois ele não enverga.

Antes da segunda etapa, a pintura, fure a peça como vc desejar, dependendo de onde vc vai colocar o fio. Para furar, vc pode usar o furador alicate da TOK & CRIE: CÍRCULO 3 MM 6808 (FA002), ou o vazador da Western.

Só então pinte a peça. Espere secar completamente antes de recortar com tesoura em volta da peça.

A diferença entre poli e PVC:

POLI ( espessura 0,40 ) – mais maleável, mais fácil de recortar, ideal para fazer mandalas ou peças até 12 cm, no máximo, e para desenhos pequenos e bem detalhados; Não recomendo em peças maiores de 12 cm, pois enverga;

PVC ( espessura 0,40 ) – menos maleável, mas bem mais firme, não enverga, parece muito com vidro, menos fácil de recortar, ideal para fazer desenhos e mandalas acima de 12 cm; eu testei até 30 cm;
Em ambas as placas, a técnica que vc aplica é a da pintura em vitral, seguindo o PAP dos móbiles em poli.



      ***********************************************


Tesoura para recortar poli e PVC

Para quem está se aventurando nas criações com as placas de polipropileno e PVC, aqui vai uma indicação de tesoura ideal para recortar detalhes; Essa é exatamente a tesoura que eu uso, mas existem muitas outras opções para escolher e experimentar!

TESOURA CIS OFFICE 21CM TS-780

http://www.livrariagraf.com.br/ecommerce_produtos_item.php?id=142

Essa outra é da Mundial, eu uso bastante, para todo tipo de material: papelão, kraft, papel, cordão, etc… eu acho ela incrível:




**********************************************************


Verniz Vitral Fosco - ACRILEX

http://www.acrilex.com.br/produtoDetalhe.asp?id=61

Para dar um efeito de “jateado” no vidro, podemos usar o VERNIZ VITRAL FOSCO  INCOLOR – ACRILEX.
Ele pode ser misturado com as cores de verniz vitral, e dar o efeito de jateado colorido no vidro.




Veja os detalhes feitos com o verniz vitral fosco incolor:



****************************************


Tinta Relevo Dimensional 3D - ACRILEX

http://www.acrilex.com.br/produtoDetalhe.asp?id=185

Disponível em uma variedade incrível de cores, em 4 tipos:

*GLITTER
*METÁLICA
*ACQUA
*BRILHANTE



* BISNAGA QUE ENTOPE – o que fazer?

A bisnaga da tinta relevo dimensional vem com um bico próprio, ideal para fazer contornos e bolinhas, pois funciona como um “lápis”.
Observem que esse bico é de rosquear…ou seja, se desrosquear, ele sai. Isso é perfeito, pois é exatamente assim que a gente vai DESENTUPIR O BICO.
As tintas relevo às vezes entopem…principalmente as de glitter. Isso acontece, porque às vezes a tinta endurece no interior do bico, criando “pelotinhas” duras de tinta, que entopem o bico.
Nessa situação, não adianta forçar para sair…pois assim vc estará desperdiçando tinta.
O ideal é DESROSQUEAR o bico, e, com a ajuda de um alfinete ou agulha, empurrar DE DENTRO PARA FORA, a “pelotinha” que está entupindo o bico. Em seguida, rosqueie novamente o bico na bisnaga, e verfique se ele está BEM ROSQUEADO!
A ACRILEX está vendendo bicos avulsos, mas você também pode guardar os bicos das bisnagas,quando a tinta acabar! é só lavar bem com água, e reaproveitar:




Sim, é preciso paciência para usufruir de todas as maravilhas da tinta relevo dimensional 3D! Mas, quando temos paciência, vontade, amor, determinação e dedicação, “fazemos amizade” com a tinta…assim, ela se torna uma aliada na hora de pintar!

Outras dicas importante no uso da TINTA RELEVO:

O trabalho com a tinta relevo dimensional tem alguns truques muito importantes!

1. sempre agite bem o frasco antes de usar;

2. ao traçar, encoste e apóie o bico do frasco no vidro;

3. apóie bem a sua mão na mesa:

E, para não acontecer aquele “desastre” que todo mundo reclama: ” A tinta faz PUFF e sai num espirro”…a dica é simples!

Verifique CONSTANTEMENTE,  enquanto trabalha com a tinta relevo, se a tinta está no bico, e se não estiver, agite para baixo com firmeza, para que a tinta chegue até o bico. ( Faça esse movimento longe da sua peça!!! ); Faça disso um hábito, lembre-se sempre, e nunca mais terá uma “surpresa”…rsrsrsrsrsrs…

Ah! esse “PUFF” acontece muito quando a tinta está no finalzinho…então, a dica é comprar uma tinta nova!

Quem tiver alguma dúvida com relação a tinta relevo dimensional 3D, ou outro assunto relacionado ao material ou às técnicas que eu ensino, pode me escrever, assim eu respondo aqui no BLOG, e todo mundo poderá aprender mais!


**********************************************************************************


Pincéis CONDOR 

Neste link, você encontra a tabela de pincéis da CONDOR, com a indicação de cada tipo de pincel, ideal para cada tipo de tinta ou técnica; Para consultar sempre!

http://www.condor.ind.br/PinturaArtistica/img/indicacao-pintura.pdf


Novo pincel CONDOR


A CONDOR lançou uma linha de pincéis ótimos para a técnica de pintura em vitral: TESTADO E APROVADO!

Ref. 385 Redondo




"Condor lança pincéis para traços definidos


Coleção Linha Sintética-Suave Rosa é indicada para varias superfícies e traços finos e firmes

A Condor, líder nacional na fabricação de pincéis artísticos, está lançando a coleção Sintética Suave-Rosa, com cabo curto. Os produtos são especialmente indicados para traços finos e firmes. A nova linha tem acabamento em verniz UV, logotipo na cor prata, virola em alumínio polido e filamento estético especial, com imitação de pelo de orelha de boi.

Os pincéis podem ser utilizados em diversas superfícies, como madeira, cerâmica, metal, vidro, emborrachados, papel e plásticos, permitindo o uso com tintas oleosas, pastosas ou aguadas.

O destaque é o pincel nº 382 no formato Liner. Com ele o artista desenvolverá trabalhos produzindo linhas longas, traçados, espirais, contornos, barrados decorativos e até aqueles detalhes mais sinuosos ou formas mais complexas, como arabescos, tornam-se fáceis de fazer. Além do Liner, há uma variedade de apresentações.

“Artistas” amadores estão no alvo da coleção. Com a utilização correta dos itens, mesmo os aprendizes do desenho podem se lançar ao desafio de pintar com resultados interessantes.

Como os outros pincéis Condor, os da Linha Sintética-Suave Rosa terão uma duração maior se adequadamente conservados. Limpeza e remoção correta das tintas de suas cerdas deverão ser feitas especialmente com produtos fabricados para esse fim.

Linha Sintética Suave – Cabo Curto
 •Ref. 382 Liner Nºs 000-00-0-2-4-6
 •Ref. 384 Chato Nºs 4-6-8-10-12-14-16-18-20-22-24
 •Ref. 385 Redondo Nºs 4-8-12-16-20
 •Ref. 386 Língua de Gato Nºs 4-8-12-16-20
 •Ref. 387 Chanfrado Nºs 4-8-12-16-20

SOBRE A CONDOR

A Condor há 80 anos fabrica produtos que interagem na rotina de milhões de brasileiros e estrangeiros. Seja na hora da higiene bucal, de pentear os cabelos, de fazer uma limpeza, de pintar as paredes ou de criar um belo quadro. Em casa, na escola, no lazer e no trabalho. A Condor está presente no dia a dia das pessoas, proporcionando maior qualidade, praticidade e bom gosto.

Uma história que reúne tradição e modernidade, seriedade e ousadia, solidez e constante renovação. Neste tempo todo, a Condor passou por importantes transformações. Diversificou produtos, investiu em alta tecnologia, multiplicou seu patrimônio humano, expandiu mercados. Tudo para oferecer a seus clientes e consumidores produtos e serviços que não só atendam às suas necessidades, mas que superem as expectativas, contribuindo para uma vida melhor.

Hoje, a marca Condor está presente em mais de 30 países, milhares de pontos de venda, milhões de lares e na vida de uma infinidade de pessoas.

Site: www.condor.ind.br / SAC: 0800 47 6666

Informações para imprensa:

Porta-Voz Comunicação Estratégica

Bruna Meneses – bruna.meneses@portavoz.com.br

Michele Sene – michele.sene@portavoz.com.br

Maria Fernanda Escobar – mfernanda.escobar@portavoz.com.br

(55 11) 3871-3666

www.portavoz.com.br


**********************************************************************************

Textura Criativa ACRILEX

As texturas criativas da Acrilex podem ser aplicadas no vidro e nas placas de poli e PVC, com espátula, ou esponja; O efeito é belíssimo!

http://www.acrilex.com.br/produtoDetalhe.asp?id=53






Aqui, um video com a nossa querida Neusa Guidoni, professora da Acrilex, para vocês verem o efeito da textura sobre o vidro:

http://www.acrilex.com.br/tv.asp?id=56

E aqui, uma mandala que eu fiz, com detalhes em textura criativa Acrilex: usei a mesma textura do video: "incolor", e apliquei com espátula:



Nesta peça, usei 2 tipos de textura: "black granito" e "prata" - aplicação com espátula:



*******************************************************************************


Base Madrepérola ACRILEX


"Apresenta acabamento perolado na cor branca. Pode ser misturada (na proporção de 1 parte de tinta para 3 partes de Base Madrepérola) com qualquer cor do Esmalte Vitral ou Verniz Vitral para dar um efeito metalizado às peças." ( site da ACRILEX )


A base madrepérola, além de clarear, dá à cor um lindo efeito metalizado, perolado, que dá ao vidro ou polipropileno, um aspecto fosco, mas transparente, e dá a cor um tom pastel. Mas ela também pode ser aplicada sozinha!! E o efeito é de uma cor branca, perolada, fosca, mas com transparência. Experimentem!!!!






Dicas para misturar a tinta à base madrepérola e clarear a cor:

Em um godê próprio para mistura de tintas, ( vc pode usar também uma forminha de gelo de plástico grosso, um azulejo, pratinho, etc ), coloque primeiro uma quantidade de base madrepérola ( a quantidade vai variar de acordo com o espaço que você vai pintar ); em seguida, com o pincel, vá pingando a tinta. Note que o pigmento da tinta verniz vitral é super forte, por isso é importante tingir a base madrepérola, devagar, até chegar no tom que você deseja, ok? Não deixe muito claro, pois com a secagem, a cor tende a desbotar um pouco ( quem já pinta sabe ), então lembre-se que o tom ficará sempre um pouco mais claro que aquele que você criou no godê.

Fique atento para fazer a quantidade de tinta suficiente para cobrir todo o espaço que você vai pintar! Se acabar a mistura antes de terminar a pintura, é mais trabalhoso chegar ao mesmo tom, então é melhor fazer mais do que menos;
E se sobrar muita tinta? Para guardar misturas de tintas, não serve qualquer potinho….a tinta verniz vitral é a base de solvente, portanto, corrói o plástico comum. ( uma vez eu guardei a tinta em um pote desses de missangas…no dia seguinte, estava sem o fundo! ) O ideal é usar o mesmo potinho que vem a tinta, da ACRILEX, que é próprio para isso.

**********************************************************************************


Cola Pedraria – GLITTER


Para fazer incensários de vidro: para colar a pedra de acrílico no centro, e também os “pézinhos” do incensário, eu uso a COLA PEDRARIA da GLITTER.

Para mais informações, consulte o site da GLITTER:

http://www.glitter.ind.br/2008/produtos_descricao.asp?idioma=pt&id=colas&cod=118



********************************************************



Cola: DUREPOX líquido - HENKEL

Para fazer os incensários em vidro, além da cola pedraria da GLITTER, eu testei e aprovei mais essa opção. Funciona super bem para colar as pedrinhas de acrílico no vidro. Tem no Armarinhos Fernando, e na Leroy Merlim.

"DUREPOXI LÍQUIDO: O adesivo transparente da família Durepoxi



Acabamento fino e transparente em nova embalagem
 •Embalagem mais moderna e atrativa: De fácil identificação, permite que o consumidor visualize a bisnaga e o misturador.
 •Transparência: Garante fino acabamento com total transparência
 •Super Forte: Endurece à temperatura ambiente e resiste à temperatura de até 70ºC.
 •Utilizado para pequenas colagens e reparos dos mais variados materiais. Ótimo para superfícies lisas, porosas ou irregulares, como azulejos, madeira, vidro, couro, concreto, borracha vulcanizada, fibras naturais, pedras, plásticos e metais (alumínio, aço, cobre, latão, prata e ouro).
 •Disponível em embalagem de 16g."

**********************************************************************************


Verniz Vitral BASE ÁGUA - ideal para crianças


A técnica da pintura de mandalas em vitral também pode ser muito divertida para se fazer com as crianças; Porém, é super importante escolher com cuidado e atenção o material que vamos utilizar, pois as crianças são mais sensíveis, e certamente, não é legal usar o verniz vitral à base de solvente, por ter o cheiro muito forte;
Que bom que hoje já existe no mercado o VERNIZ VITRAL à BASE DE ÀGUA!


 HIDRO VITRAL – da GATO PRETO



ACQUA VITRAL – da DAYARA:









Outra dica super legal é substituir o vidro pelas placas de poli, que são leves, maleáveis, inquebráveis, e a criança poderá recortar! elas podem criar, além de mandalas, bichinhos, fadas, estrelas, etc etc etc…


**********************************************************************************