Pular para o conteúdo principal

Colas

Olá queridos!

Depois de uma breve ausência, com tudo reorganizado, voltamos à ativa no Blog do Atelie do Universo!

E para retomar as atividades com uma informação super útil e que vai ajudar muitos arteiros, vamos falar de COLAS.

Quem conhece meu trabalho sabe que eu crio peças no vidro, e muitas vezes, preciso colar pedras de acrílico no vidro. Por conta disso, acabei experimentando diversas colas, com resultados ruins, bons e ótimos.

Vamos analisar agora todas as marcas e tipos de colas que eu já testei:

1. Cola branca CASCOREZ rótulo azul - marca HENKEL




Essa cola é um excelente e poderoso adesivo, compatível com vários materiais e com resultados muito bons.

Diz o fabricante:

"CASCOREZ trata-se de um adesivo vinílico disperso em água, de cor branca, odor característico e baixa
viscosidade, que após seco apresenta uma película transparente plastificada, de alta resistência ao descolamento.
O adesivo CASCOREZ vem pronto para uso, nao devendo ser diluído em água no momento da aplicaçao.
O produto tem vida útil de 24 meses.

Aplicação

O adesivo CASCOREZ é indicado para colagens de madeiras, especialmente as de alta densidade, laminados plásticos, papel, papelão e materiais porosos em geral, devendo ser utilizado pelos processos convencionais de colagem: prensagem a frio ou a quente."

Resultado dos meus testes:

*Para colar pedrinhas de acrílico ( chatons ) no vidro, é ótima. A secagem é demorada, mas fixa muito bem.
*Para colar os pézinhos e a pedra para o incenso, nos incensários, não gostei: demora muito a fixar e, embora fixe bem, se puxar com força, sai.
*Para colar papel, papelão ondulado, etc, ela é ótima.

*************************************************************************


2. Cola Pedraria - marca GLITTER


Adesivo de silicone incolor, muito boa para diversos tipos de colagem.

Diz o fabricante:

"Cola de alta resistência e secagem rápida para materiais vítreos.

Adesivo a base de silicone incolor, indicado para colagem de miçangas, vidrilhos e canutilhos sobre tecido, cerâmica, vidro, madeira e outros. Disponível em bisnaga metálica de 20g e 50g."

Resultado dos meus testes:

*Para colar os pézinhos e a pedra para o incenso, nos incensários, não gostei: demora muito a fixar e, embora fixe bem, se puxar com força, sai.
*Para colar vidrilhos, missangas e canutilhos no tecido, etc, ela é ótima.

***************************************************************************

3. Cola Tek Bond 793 - Marca TEKBOND



É um adesivo instantâneo multiuso. Comprei para colar plástico na borracha, quando fiz as havaianas com botões colados na tiras, com ótimos resultados.

Diz o fabricante:

"Produto da linha: Cianoacrilato"

Aplicação:
"Ideal para adesão em materiais porosos como madeira, papel, couro ou tecido, aderindo também aos demais substratos com alta performance."

Características:
"O adesivo 793 é recomendado principalmente para adesões que necessitam de alta velocidade de cura e excelente resistência. É um produto monocomponente a base de cianoacrilato e não requer mistura. O processo de cura inicia-se quando o adesivo entra em contato com a umidade."

Resultado dos meus testes:

*Para colar os pézinhos e a pedra para o incenso, nos incensários, é excelente: fixa na mesma hora, e a fixação é ótima. Porém, observei vários problemas:
1. minutos depois da colagem, o vidro fica esbranquiçado. No site diz para limpar com acetona: " Se necessária limpeza do excesso de adesivo deve ser feita com acetona ou MEK (metil etil cetona). "Mesmo assim, não gostei muito do acabamento.
2. a fixação é perfeita, mas já aconteceu de descolar de uma peça feita a algum tempo, então tenho dúvidas quanto a sua durabilidade.

*Para colar botões de plástico na alça das havaianas, ela é ótima.

***************************************************************************

4. DUREPOX líquido - marca HENKEL




Colinha ótima, vem com dois tubinhos, resultados ótimos!

Diz o fabricante:

"DUREPOXI LÍQUIDO: O adesivo transparente da família Durepoxi"

"Acabamento fino e transparente em nova embalagem
•Embalagem mais moderna e atrativa: De fácil identificação, permite que o consumidor visualize a bisnaga e o misturador.
•Transparência: Garante fino acabamento com total transparência
•Super Forte: Endurece à temperatura ambiente e resiste à temperatura de até 70ºC.
•Utilizado para pequenas colagens e reparos dos mais variados materiais. Ótimo para superfícies lisas, porosas ou irregulares, como azulejos, madeira, vidro, couro, concreto, borracha vulcanizada, fibras naturais, pedras, plásticos e metais (alumínio, aço, cobre, latão, prata e ouro).
•Disponível em embalagem de 16g."

Resultado dos meus testes:

*Para colar os pézinhos e a pedra para o incenso, nos incensários, é excelente: fixa na mesma hora, e a fixação é ótima.

Minhas observações:

negativas:
Não é muito prática e tem um certo nível de desperdício, porque temos que misturar os dois componentes antes de usar, e acabamos misturando sempre uma quantidade a mais do que vamos usar.
Uma coisa que me incomoda nessa cola é o cheiro, muito forte e ruim.
com o tempo de uso, as bisnaguinhas começam a vazar, e fica uma meleca. O armazenamento também não é prático.

positivas:
De todas que experimentei nos incensários, essa é uma das que confio 100%, que não vai descolar.
apesar do tamanho, rende bastante, e o preço vale.

***************************************************************************

5. Cola Universal - marca GLITTER



Estou começando meus testes com ela, já que é um lançamento da Glitter.
Já colei uma pedra no incensário e colou super bem. Não tem cheiro forte, é base água, realmente gostei muito.
Mais pra frente eu atualizo a análise dela, mas já posso dizer que é ótima!

***********************************************************************

Conclusão das minhas análises e testes de colas em vidro: Por enquanto, a vencedora é a COLA UNIVERSAL da GLITTER, nos quesitos: praticidade, facilidade, preço, rendimento, fixação e durabilidade;

***********************************************************************

E para terminar, uma dica para quem trabalha com o poli e o PVC - para colar as pedrinhas de acrílico, ( chatons ou espelhinhos ), nas placas, eu uso a COLA LANTEJOULA GLITTER, com resultados ótimos:





.


Comentários

Top visitas

Caixa para presentes

 Passo a passo Caixa Quadrada para presente – 16x16cm Material: Papel Duplex, papelão ondulado, ou Kraft grosso ( gramatura 300 ou 400 ); Lápis ou lapiseira; Régua; Tesoura; Estilete; Cola branca; Clips; Passo a passo: O primeiro passo é medir e marcar com bastante precisão no papel, o tamanho da sua caixa; a marcação é feita pelo lado de dentro da caixa , ou seja, o avesso do papel; Neste exemplo, faremos uma caixa quadrada medindo 16X16cm, ideal para mandalas de 15 cm; CAIXA: Meça um quadrado de 21X21 cm, dividido como na FIGURA 1: 2,5cm / 16 cm / 2,5cm; recorte em volta; NOTA: A medida de 2,5 cm corresponde a altura da caixa ; a medida de 16 cm corresponde ao comprimento da caixa; Siga a legenda para os cortes e marcações: Legenda: - – - – - - ( em azul ) – recortar com tesoura ______ ( em vermelho ) - marcar levemente com o estilete FIGURA 1: CAIXA DICA: Para marcar com o estilete, utilize uma régua, para a marcação ficar bem precisa;

Jogo das 5 Marias

Lançamento do Atelie! O Jogo das 5 Marias é uma divertida brincadeira com saquinhos cheios de areia ou de arroz. É conhecido por diversos nomes diferentes, como: Jogo das pedrinhas ( pode-se jogar com pedras de rio ), Jogo dos saquinhos, Belisca, Bugalha, Aleija mão... Feito à mão, com algodão cru, cheio de areia peneirada e pintado à mão, um a um; Embalado em caixinha de papel decorada. Ideal para presentear ou surpreender nas lembrancinhas de aniversário! Consulte mais modelos, embalagens e preços especiais acima de 20 peças. A infância é um estado de espírito...APROVEITE e brinque o máximo que puder, nunca perca a criança que mora dentro de você!  

...mas afinal, o que são MANDALAS?

Queridos amigos do Universo! Como sempre, as inspirações vem a qualquer momento...tanto para criar, desenhar, pintar, ou escrever...então vou aproveitar essa! Muita gente me pergunta:  mas o que é mandala?  qual o seu significado?  existe uma simbologia?  é algo ligado a religião? para que serve uma mandala? criação:  Renata França E hoje, matutando, depois de cerca de 10 anos ( ou mais ) trabalhando com o tema "mandalas" em minhas pinturas, decidi que já estou apta a responder tudo isso!  Pra começar, partiremos do significado da palavra "mandala":  Mandala é uma palavra em sânscrito, e sua tradução é "círculo". Ahhhhh...só isso? que decepção! Mandala é só um círculo, então? Não, espera! Vamos chegar mais fundo? ( todos dizem em coro ) SIM!!!! ( Na verdade, as mandalas são um tema RIQUÍSSIMO, e é uma delícia explorá-lo! ) então, continuando...queremos saber: se a mandala é somente um círculo, por